SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Wind patterns analysis in Alagoas StateThe Northewestern Argentinean Low and The Chaco Low: their characteristics, differences and similarities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

CARDOSO, Camila de Souza; BITENCOURT, Daniel Pires  and  MENDONCA, Magaly. Comportamento do vento no setor leste de Santa Catarina sob influência de ciclones extratropicais. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 39-48. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000100005.

A faixa leste catarinense é caracterizada pela presença de terrenos elevados, representados por planaltos e seqüência de serras costeiras subparalelas, cujas altitudes superiores a 1000m decrescem em direção ao oceano. Esta faixa está frequentemente submetida à atuação dos ciclones extratropicais, que geralmente ocasionam ventos fortes causando prejuízos as cidades litorâneas e proximidades. Neste trabalho, o vento observado no leste de Santa Catarina foi analisado para os casos com presença de ciclones extratropicais próximos da costa. O objetivo foi identificar como os ciclones e os fatores locais, como o relevo, têm contribuído para a ocorrência de vento. Selecionaram-se os ciclones extratropicais que atuaram nas proximidades da costa, entre 1998 e 2008. A influência desses sistemas no comportamento do vento foi avaliada através de cálculos de correlação entre a profundidade do ciclone e velocidade do vento observado em sete estações meteorológicas. A contribuição das características locais foi analisada separadamente em cada estação meteorológica, através da análise da freqüência de direção do vento. Os resultados mostraram que estatisticamente, somente os ciclones mais intensos influenciam no comportamento dos ventos. Nos casos de ciclones menos intensos foi verificado que as características do relevo, os efeitos de brisas e a posição do ciclone, em relação à estação, apresentam aproximadamente a mesma importância no comportamento do vento.

Keywords : Leste catarinense; comportamento do vento; ciclone extratropical.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese