SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Behavior of the wind in the eastern Santa Catarina under influence of extratropical cyclonesMeteorological data mining for the prediction of severe convective events author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

SELUCHI, Marcelo Enrique  and  SAULO, Andrea Celeste. Baixa do Noroeste Argentino e Baixa do Chaco: caracterísitcas, diferenças e semelhanças. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 49-60. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000100006.

A Baixa do Chaco e a Baixa do Noroeste Argentino são frequentemente confundidas ou tratadas como um único sistema. Isso se deve a vários fatores: o pouco conhecimento que se tem sobre elas, especialmente sobre a Baixa do Chaco, a baixa resolução das reanálises globais que as mostram como um único sistema e a relativamente escassa cobertura de dados sobre a região que ocupam. Este trabalho tenta contribuir para o melhor entendimento das diferenças e semelhanças entre ambos os sistemas, analisando algumas características dinâmicas e termodinâmicas da região em que elas atuam, com a finalidade de aprofundar seu conhecimento e de possibilitar a sua melhor identificação e diferenciação. O estudo utiliza as reanálises do modelo regional Eta/CPTEC do período (2000-2004) e considera os meses de verão, período no qual as duas baixas estão ativas. Os resultados mostraram que a Baixa do Noroeste Argentino está mais relacionada com a atividade transiente, o que pode ser comprovado através da influência do jato subtropical e da variabilidade temporal de algumas variáveis, como a pressão e a temperatura potencial equivalente. A Baixa do Chaco se desenvolve numa atmosfera mais instável do ponto de vista termodinâmico, porém menos afetada pela dinâmica das latitudes médias.

Keywords : Baixa térmica; climatologia sinótica; estrutura termodinâmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese