SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1The Northewestern Argentinean Low and The Chaco Low: their characteristics, differences and similaritiesValidation of data assimilation in the inference of a radar reflectivity with the MM5 system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

PESSOA, Alex Sandro Aguiar et al. Mineração de dados meteorológicos para previsão de eventos severos. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 61-74. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000100007.

O objetivo do trabalho proposto é detectar antecipadamente possíveis ocorrências de eventos convectivos severos, por meio do monitoramento das saídas do modelo de previsão numérica de tempo Eta, para cada intervalo de previsão e para um conjunto de variáveis selecionadas. O período de estudo estende-se de janeiro a fevereiro de 2007. Classificadores foram desenvolvidos pela abordagem de similaridade de vetores e de conjuntos aproximativos, de forma a identificar saídas do modelo Eta que possam ser associados a esses eventos. Assumiu-se como premissa que os eventos convectivos severos possam ser correlacionados com grande número de ocorrências de descargas elétricas atmosféricas. Os classificadores agruparam as saídas do modelo Eta, compostas por essas variáveis, com base na densidade de ocorrência de descargas elétricas atmosféricas nuvem-solo. Ambos os classificadores apresentaram bom desempenho para os testes realizados para um período de dois meses escolhido para três mini-regiões selecionadas do território brasileiro.

Keywords : mineração de dados; previsão meteorológica; eventos convectivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese