SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Estimative of sensible heat flux (H) in North Fluminense region, RJ, using MODIS products and SEBAL algorithmResearch of "modo sul" on rainfall data during the period from 1982 to 2006 in Rio Grande do Sul state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

FIRPO, Mári Ândrea Feldman; SANSIGOLO, Clóvis Angeli  and  ASSIS, Simone Vieira de. Climatologia e variabilidade sazonal do número de ondas de calor e de frio no Rio Grande do Sul associadas ao ENOS. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 95-106. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000100010.

Este trabalho investiga a variabilidade sazonal das ocorrências de ondas de frio e calor no Rio Grande do Sul e suas relações com os eventos El Niño e La Niña. Foram utilizados dados de 13 estações de superfície bem distribuídas pelo Estado, no período de 39 anos, compreendido entre 1967 e 2005. As relações entre ondas e ENOS foram obtidas a partir da análise de tabelas de contingência 2 x 2 para os meses centrais de cada estação do ano. A significância estatística foi avaliada através do teste exato de Fischer. Observou-se que a variabilidade sazonal das ondas de frio é diferente da variabilidade das ondas de calor. Ocorrem mais ondas de frio nos meses com as temperaturas mínimas mais baixas, e as ondas de calor têm comportamento mais heterogêneo. Na maioria das localidades, é em julho que as relações entre a ocorrência de ondas de calor e os eventos El Niño são mais significativas. Para La Niña e ondas de Frio, o mês com relações mais significativas foi abril. Em ambos os casos, nota-se que há defasagem entre a ocorrência dos eventos El Niño/La Niña e o seu impacto no surgimento de ondas de calor/frio.

Keywords : ondas de frio; ondas de calor; ENOS; tabelas de contingência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese