SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Research of "modo sul" on rainfall data during the period from 1982 to 2006 in Rio Grande do Sul state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

PALMEIRA, Ana Cristina Pinto de Almeida; CAMARGO, Ricardo de  and  PALMEIRA, Ronaldo Maia de Jesus. Efeito do detalhamento dos ventos na modelagem de agitação marítima no oeste do Atlântico Sul. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 117-125. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000100012.

Neste trabalho foram feitas simulações numéricas de ondas de gravidade da superfície do mar, utilizando o modelo WAVEWATCH-III versão 1.18 sobre o Atlântico, com a finalidade de avaliar a importância do detalhamento dos ventos para diferentes estados de mar. O domínio escolhido foi delimitado pelos paralelos 18ºS e 45ºS, e pelos meridianos 035ºW e 070ºW, de modo que o centro do domínio ficasse sobre o litoral do RS. Para cada evento, foram inseridos ventos oriundos do modelo de mesoescala RAMS (grade de 0,34º x 0,284º e saída temporal a cada hora) e oriundos do modelo global do NCEP (grade de 2,5º x 2,5º e saída temporal a cada 6 horas), no intuito de verificar a influência das escalas na geração de ondas de superfície do mar. Notou-se que nos eventos extremos, as simulações superestimaram as alturas das ondas. Foi verificado também, que as integrações, alimentadas por dados da Reanálise do NCEP, foram as mais discrepantes dos valores observados in situ, se comparados com os valores resultantes da simulação com os ventos oriundos do modelo RAMS. O comportamento mais preciso dos casos RAMS evidenciou a importância dos fenômenos de mesoescala para a geração dos trens de ondas; ou seja, das ondas que se propagam em grupo. Na ocorrência de calmaria, as ondas foram subestimadas, sendo então levantadas duas linhas de ação: a primeira de ampliar o domínio escolhido, pois esse padrão parece estar associado a ondulações geradas em uma região ainda mais remota e a segunda, iniciar o WW3 com um campo de onda mais realístico.

Keywords : Modelo de ondas; altura significativa de ondas; downscalling; Atlântico Sudoeste.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese