SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Variation of the solar radiation over the Amapa state: a case study on Macapa, Pacui, Serra do Navio and Oiapoque during the period from 2006 to 2008Climatological analysis of the precipitation and umidity transport on the SACZ region using the new generation of reanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

COSTA, Alexandre Araujo; CAMPOS FILHO, Mucio Costa; SANTOS, Antonio Carlos Santana dos  and  OLIVEIRA, José Carlos Parente de. Características de cristais de gelo observados em um sistema de nuvens na Amazônia durante o experimento TRMM-LBA. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 139-151. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000200003.

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 1999 foi realizada a campanha do TRMM/LBA (Tropical Rainfall Measuring Mission/Large Scale Biosphere-Atmosphere Experiment in Amazonia), na qual foram investigadas propriedades microfísicas de nuvens convectivas profundas. Este experimento fez parte de um esforço internacional para calibrar os equipamentos, no satélite TRMM, com o objetivo de estudar processos físicos tais como precipitação, radiação e eletricidade atmosférica. Os dados utilizados neste trabalho foram obtidos por instrumentos instalados na aeronave Citation II pertencente à Universidade de Dakota do Norte, USA, que incluem um conjunto de sondas espectrométricas, as quais medem a concentração e tamanho de partículas de gelo e de água, com destaque para a sonda bidimensional 2DC (Two-dimensional Cloud probe). Esta sonda identifica não apenas concentração e tamanho dos hidrometeoros, mas também as diferentes formas dos cristais de gelo. A aeronave realizou diversos vôos no experimento TRMM/LBA, sendo escolhido para análise o dia 10 de fevereiro de 1999. Foram observados cristais de gelo com uma grande variedade de formas e dimensões. Verificou-se certa concordância entre a forma dos cristais e os padrões de temperatura e umidade presente no ambiente, assim como foram observadas superposições de hábitos de cristais, sugerindo a existência de mistura entre diferentes regiões das nuvens e indicando que a sedimentação dos cristais pode ter grande importância para a evolução das propriedades microfísicas de nuvens convectivas profundas. Foi observado que a distribuição de tamanho dos cristais de gelo em função do diâmetro segue uma lei de potência.

Keywords : TRMM-LBA; convecção profunda; microfísica de nuvens; cristais de gelo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese