SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Performance analysis of atmospheric instability indices in forecasting severe mesoscale convective systems in the metropolitan area of São Paulo between january 28 and february 04, 2004On the intraseasonal sign of the rainfall over northern Northeast Brazil simulated by a dynamic downscaling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

TAVARES, João Paulo Nardin  and  MOTA, Maria Aurora Santos da. Condições termodinâmicas de eventos de precipitação extrema em Belém-PA durante a estação chuvosa. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 207-218. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000200007.

As condições termodinâmicas de uma região são muito importantes para o desenvolvimento da convecção úmida profunda, principalmente nas regiões tropicais. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de entender e caracterizar o papel das condições termodinâmicas da atmosfera durante os eventos de precipitações extremas na estação chuvosa, no período de 1987 a 2007, em Belém (PA). Os resultados mostram que as precipitações extremas, em sua maioria (56%) apresentam um ambiente precursor com forte instabilidade, indicada pelos altos valores de CAPE (acima de 1000 J/kg) e valores significativos dos índices de instabilidade. Houve, contudo, eventos com baixos valores de CAPE na sondagem das 1200 UTC do dia do evento, mas valores maiores na véspera, o que indica que a chuva em questão pode ter começado na madrugada e ter perdurado por várias horas, atravessando a hora da sondagem, explicando a queda deste parâmetro. Os índices de instabilidade K, TT e LI apresentaram uma boa representação do ambiente, prognosticando as tempestades com chuvas fortes com índice de acerto de até 74%, se levados em conta os eventos em que todos os índices apontavam os mesmos resultados e indicavam forte instabilidade. As condições termodinâmicas de forte instabilidade ajudam a promover, mas não são as únicas responsáveis pelas tempestades convectivas com precipitações extremas.

Keywords : CAPE; Índices de Instabilidade; Tempestades severas; Precipitação extrema.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese