SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2On the intraseasonal sign of the rainfall over northern Northeast Brazil simulated by a dynamic downscalingReconstruction and searching ozone data periodicities in southern Brazil (29ºS, 53ºW) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

BOIAN, Cláudia  and  ANDRADE, Maria de Fátima. Caracterização do transporte de ozônio entre regiões metropolitanas. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 229-242. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000200009.

O objetivo deste trabalho é determinar a interação em termos de ozônio e seus precursores, entre duas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo: A Região Metropolitana de Campinas (MRC) e a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), com diferentes características e dimensões. A fim de descrever a interação entre estas duas regiões, foi utilizado o modelo fotoquímico Euleriano 3-D CIT com uma nova abordagem para o tratamento de regiões metropolitanas em São Paulo, vez que a maioria dos estudos anteriores tratava-as como áreas individuais considerando a contribuição de outras áreas somente como condições de contorno. Os resultados das simulações fotoquímicas mostraram que as concentrações de ozônio na MRC estão associadas às emissões locais e ao transporte de ozônio e precursores da RMSP, demonstrando o significante impacto da megacidade nas vizinhanças e a importância das condições meteorológicas e topográficas no transporte de poluentes das fontes locais para regiões distantes.

Keywords : Ozônio Troposférico; Transporte de Poluentes; Modelo Fotoquímico; Poluição Urbana.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English