SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Reconstruction and searching ozone data periodicities in southern Brazil (29ºS, 53ºW) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

MESQUITA, Renata Leitão da Conceição  and  SILVA, Renato Ramos da. Estudo dos processos de micro e meso-escala para a região da floresta de Caxiuanã a partir de simulações de alta resolução. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 253-261. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000200011.

Dados meteorológicos e simulações numéricas de alta resolução foram usados para estimar campos espaciais na região leste da Amazônia onde se situam a Floresta e a Baía de Caxiuanã, no Estado do Pará. O estudo foi feito para o período de Novembro de 2006, quando foi realizado o experimento de campo COBRA-PARÁ. Análises de imagens do sensor MODIS mostram a ocorrência de vários fenômenos locais como avenidas de nuvens, sistemas convectivos precipitantes, e importante influência das interfaces entre a floresta e as superfícies aquáticas. Simulações numéricas para o dia 7 de novembro de 2006 mostraram que o modelo representou bem as principais variáveis meteorológicas. Os resultados mostram que a Baía de Caxiuanã provoca importante impacto nos campos meteorológicos adjacentes, principalmente, através da advecção pelos ventos de nordeste que induzem a temperaturas do dossel mais frias a oeste da baía. Simulações de alta resolução (LES) produziram padrões espaciais de temperatura e umidade alinhados com os ventos durante o período diurno e mudanças noturnas causadas principalmente pela presença da baía e chuvas convectivas. Correlações espaciais entre os ventos de níveis médios e os fluxos verticais de calor latente mostraram que existe uma mudança de correlações negativas para as primeiras horas do dia passando para correlações positivas para o período da tarde e início da noite.

Keywords : Caxiuanã; BRAMS; LES; circulações locais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English