SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Effects of the wind stress increase in the Southern Hemisphere climate from SPEEDO coupled modelApplication of Fuzzy method in the classification of the South Atlantic convergence zone in the Amazon region índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Meteorologia

versión impresa ISSN 0102-7786

Resumen

RAMOS, Pedro Luiz  y  MOALA, Fernando Antonio. A aplicação da distribuição exponencial geométrica estendida para modelagem de dados pluviométricos. Rev. bras. meteorol. [online]. 2014, vol.29, n.4, pp.613-620. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-778620130612.

Neste trabalho propõem-se o uso da distribuição Exponencial Geométrica Estendida (EGE) como um modelo alternativo às distribuições comumente utilizadas tais como Gama, Weibull, Lognormal, entre outras, para a modelagem de dados de precipitação pluvial. Pouco explorada na literatura, a distribuição EGE tem se mostrado eficiente em diversos campos de pesquisa como biologia, demografia, confiabilidade de produtos eletrônicos e pode ser aplicada para analisar fenômenos meteorológicos. Proposta por Adamidis e colaboradores em 2005, uma de suas particularidades é que sua função de risco pode ser crescente ou decrescente. Outra característica importante é a facilidade em se obter diferentes níveis de probabilidade, sem a necessidade de recorrer a métodos numéricos. Testou-se o ajustamento da distribuição EGE para a estimação da precipitação pluvial total mensal de Presidente Prudente-SP. Os resultados mostraram que houve um bom ajuste do modelo para os dados ao serem comparados com outros modelos como Gama, Weibull e Lognormal, de acordo com o critério de informação de Akaike, o teste Kolmogorov-Smirnov e o teste Qui-quadrado ao nivel de 5% de significância. A partir do ajustamento da distribuição EGE aos dados, os estimadores dos parâmetros da distribuição foram obtidos através do método de máxima verossimilhança permitindo assim a estimação da precipitação pluvial total mensal para diferentes níveis de probabilidade.

Palabras clave : Distribuição Exponencial Geométrica Estendida; precipitação pluvial; máxima verossimilhança; níveis de probabilidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons