SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Tendência da Temperatura e Precipitação na Península AntárticaEstudo de Ciclones e de Padrões de Circulação Atmosférica no Oceano Atlântico Sul Próximo à Costa das Regiões Sul e Sudeste do Brasil Usando Dados da Reanálise do Era-Interim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

BITENCOURT, Daniel Pires; FUENTES, Márcia Vetromilla  e  CALEARO, Daniel Sampaio. Análise de Variáveis Atmosféricas Observadas em Alta Resolução Espaço-Temporal Durante um Experimento de 30 Dias na Mesorregião da Ilha de Santa Catarina. Rev. bras. meteorol. [online]. 2016, vol.31, n.2, pp.122-140. ISSN 1982-4351.  https://doi.org/10.1590/0102-778631220140138.

Campanhas meteorológicas são importantes porque revelam características atmosféricas não observadas rotineiramente. Entre julho e agosto de 2013, foi realizada uma campanha de 30 dias na Mesorregião da Ilha de Santa Catarina (MISC) que permitiu a construção de um banco de dados inédito, com observações a cada minuto em quatro locais estratégicos. O presente artigo aborda aspectos observacionais da micro e mesoescala a partir da utilização dos dados obtidos na referida campanha. Para explorar detalhadamente o comportamento das variáveis atmosféricas na MISC, estuda-se um caso de mudança brusca na direção do vento e dois casos em que foram observados os valores extremos na série de dados de temperatura utilizada. Os resultados mostram que a velocidade do vento é maior no oeste e sul e que a temperatura é menor no norte da MISC. A variação da temperatura a cada minuto é controlada essencialmente pela turbulência e pelas características das massas de ar transportadas no sentido do ponto de observação. Além disso, constatou-se que a variabilidade temporal da temperatura e umidade específica é similar em toda MISC a partir do momento que as forçantes atmosféricas com escala temporal de 1 h a 3 h passam a ser desprezíveis.

Palavras-chave : campanha observacional; dados em alta resolução; microescala; mesoescala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )