SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Análise de Variáveis Atmosféricas Observadas em Alta Resolução Espaço-Temporal Durante um Experimento de 30 Dias na Mesorregião da Ilha de Santa CatarinaAlbedo do Solo abaixo do Dossel em Área de Vochysia divergens Pohl no Norte do Pantanal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

ROCHA, Fabio Pinto da; ARAVEQUIA, José Antonio  e  RIBEIRO, Bruno Zanetti. Estudo de Ciclones e de Padrões de Circulação Atmosférica no Oceano Atlântico Sul Próximo à Costa das Regiões Sul e Sudeste do Brasil Usando Dados da Reanálise do Era-Interim. Rev. bras. meteorol. [online]. 2016, vol.31, n.2, pp.141-156. ISSN 1982-4351.  https://doi.org/10.1590/0102-778631220140151.

O objetivo desta pesquisa é estudar os ciclones e os padrões de circulação atmosférica a eles associados no Oceano Atlântico Sul, próxima à costa das Regiões Sul e Sudeste do Brasil, usando dados da Reanálise ERA-Interim nos meses de outubro a abril dos anos de 2003 a 2013. Foi desenvolvido um método objetivo para obter as datas, a localização e a intensidade dos ciclones, o que permitiu gerar compostos de algumas variáveis meteorológicas. Os resultados mostraram que em média ocorreram 17 casos de ciclones entre os meses de outubro a abril e que o período de vida dentro da região de estudo chegou até a 8 dias em alguns casos. O período de out/08 a abr/09 chama atenção por ter apresentado 27 casos. Os compostos para o período mostraram que a combinação de difluência no escoamento em altos níveis, associada a um cavado em médios níveis e a presença de anomalias positivas do vento zonal são favoráveis à formação de ciclones no Atlântico Sul, próximo à costa das Regiões Sul e Sudeste do país. A convergência do escoamento em baixos níveis é decisiva para estimular a ciclogênese na região. O estudo de caso mostrou uma aplicação da ferramenta desenvolvida que pode ter utilidade no aperfeiçoamento dos modelos numéricos de previsão desse tipo de sistema meteorológico.

Palavras-chave : ciclones; ciclogêneses no Oceano Atlântico Sul; reanálise ERA-Interim.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )