SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Estudo do Fenômeno da Ilha de Calor na Cidade de Manaus/AM: Um Estudo a Partir de Dados de Sensoriamento Remoto, Modelagem e Estações MeteorológicasModelagem Espaço Temporal para Imputação de Dados para Séries de Precipitação Diária em Zonas Homogêneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

NEVES, Josemir Araujo; MELO, Silvio de Barros  e  SAMPAIO, Everardo Valadares de Sá Barreto. Um Índice de Susceptibilidade ao Fenômeno da Seca (ISFS) para o Semiárido Nordestino. Rev. bras. meteorol. [online]. 2016, vol.31, n.2, pp.177-195. ISSN 1982-4351.  https://doi.org/10.1590/0102-778631220140016.

Esse trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um Índice de Susceptibilidade ao Fenômeno da Seca (ISFS) para o semiárido nordestino brasileiro, que considera além da climatologia, aspectos da natureza física e uso dos solos, aspectos econômicos, sociais e os riscos de perda da safra agrícola e de falta de água para consumo humano e animal. O índice foi desenvolvido tendo como base o Índice FUNCEME de Severidade de seca (IFS) e foi elaborado usando ferramentas propostas pelo Joint Research Centre/Organization for Economic Co-operation and Development (JRC/OECD), e usando também técnicas de preenchimento de dados com falhas e winsorização. Ele foi testado e validado com os dados reais do Estado do Rio Grande do Norte em três cenários climatológicos (ano seco, normal e chuvoso). Foram realizados também um teste de análise multivariada e uma simulação de Monte Carlo para a análise de sensibilidade e robustez do modelo desenvolvido, cujos resultados validaram a sua composição e os resultados obtidos com dados reais. O ISFS pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio aos decisores, em vários níveis governamentais, para orientar as ações de socorro às áreas atingidas pela seca.

Palavras-chave : índice de seca; indicadores compostos; Semiárido Nordestino.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )