SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Um Índice de Susceptibilidade ao Fenômeno da Seca (ISFS) para o Semiárido NordestinoSolução da Equação de Difusão Atmosférica com Vento Longitudinal Dependente da Distância da Fonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

CARVALHO, José Ruy Porto De; NAKAI, Alan Massaru  e  MONTEIRO, José Eduardo B.A.. Modelagem Espaço Temporal para Imputação de Dados para Séries de Precipitação Diária em Zonas Homogêneas. Rev. bras. meteorol. [online]. 2016, vol.31, n.2, pp.196-201. ISSN 1982-4351.  https://doi.org/10.1590/0102-778631220150025.

A modelagem espaço-temporal é uma área de importância crescente em que modelos e métodos têm sido desenvolvidos para aplicações específicas. Neste estudo, o modelo espaço-temporal foi utilizado na estimativa de dados de precipitação diários. Foram utilizados dados provenientes dos registros pluviométricos de diversas estações meteorológicas, obtidos junto Sistema Agritempo para duas zonas climaticamente homogêneas. Valores de chuva para duas datas fixas (01 de janeiro de 2012 e 01 de maio de 2012) estimados pelo modelo espaço-temporal foram comparados com as técnicas geoestatísticas de krigagem e cokrigagem ordinária, com altitude como variável auxiliar. O modelo espaço-temporal foi superior em mais de 17% em relação às técnicas geoestatísticas de krigagem e cokrigagem para produzir estimativas da precipitação diária para a primeira zona homogênea e mais de 18% para a segunda zona homogênea. O modelo espaço-temporal provou ser uma técnica versátil, adaptando-se nas diferentes épocas e datas estudadas.

Palavras-chave : modelos espaço-temporal; dados de precipitação; krigagem ordinária; cokrigagem ordinária; zonas homogêneas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )