SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Modelagem Espaço Temporal para Imputação de Dados para Séries de Precipitação Diária em Zonas HomogêneasDano por Granizo na Cultura da Soja em Condições de Lavoura: Um Estudo de Caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

MOREIRA, Davidson Martins  e  ALBUQUERQUE, Taciana Toledo de Almeida. Solução da Equação de Difusão Atmosférica com Vento Longitudinal Dependente da Distância da Fonte. Rev. bras. meteorol. [online]. 2016, vol.31, n.2, pp.202-210. ISSN 1982-4351.  https://doi.org/10.1590/0102-778631220150028.

Neste trabalho, é apresentada uma solução integral semi-analítica da equação de difusão atmosférica considerando a velocidade do vento como função da distância longitudinal e vertical da fonte poluidora. O modelo leva em consideração os mecanismos de remoção e transformação via deposição seca e reação química. Uma hipotética fonte de emissão de contaminantes urbana na presença de ventos de mesoescala em uma camada limite instável é mostrada. Os resultados sugerem que os ventos de mesoescala gerados pela ilha de calor urbana advectam os contaminantes para cima, aumentando a intensidade da poluição atmosférica em áreas urbanas.

Palavras-chave : ilha de calor urbana; vento de mesoescala; modelo analítico; camada limite atmosférica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )