SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Variabilidade Espaço-Temporal das Tendências de Precipitação na Mesorregião Sul Cearense e sua Relação com as Anomalias de TSMNormais Climatológicas Provisórias de 1991 a 2010 para Rio Grande, RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

SILVA LELIS, Luísa Carolina; DUARTE BOSQUILIA, Raoni Wainer  e  DUARTE, Sergio Nascimento. Avaliação dos Dados de Precipitação Gerados pelos Satélites GPM e TRMM. Rev. bras. meteorol. [online]. 2018, vol.33, n.1, pp.153-163. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786331004.

Este estudo objetivou verificar o desempenho das informações produzidas pela missão GPM (Global Precipitation Measurement) e TRMM (Tropical Rainfall Measurement Mission) sobre a região leste do estado de São Paulo, tendo como base de comparação pluviômetros do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo). A conferência foi feita através da comparação da informação agregada espacialmente, proveniente de ambas as fontes. A fim de se analisar os resultados, foram medidos: (1) Diferença Relativa, (2) BIAS e (3) Raiz do Erro Médio Quadrático (REMQ). Obteve-se como resultado que as diferenças relativas situaram-se na faixa de -20% a 20% para ambas as missões. Analisando-se os BIAS para ambos os satélites observou-se que 68% das aferições foram superestimadas. A maior concordância foi obtida para a mesorregião de Campinas e a menor para Araraquara. No TRMM constatou-se os menores valores de REMQ na mesorregião de Araraquara e os maiores em Piracicaba. No GPM os valores medidos mais próximos foram observados na mesorregião de Piracicaba, enquanto os valores mais distantes foram identificados em Araraquara. Todas as análises deste trabalho demonstraram similaridade entre os erros gerados por ambos os satélites. Novos estudos de comparação são necessários para melhor entendimento dos produtos.

Palavras-chave : precipitação; GPM; TRMM; chuva estimada por satélite.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )