SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Estimativa do Bombeamento de Água para Irrigação Através de Deteção Remota: Aplicação do Modelo SAMIR à Cultura de Citrinos sob Condições Climáticas MediterrâneasDistribuição Espacial dos Metadados Temporais e Qualidade dos Metadados Espaciais das Estações Hidrometeorológicas do Estado de Santa Catarina para Climatologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

BEXAIRA, Kelin Pribs; STRECK, Nereu Augusto; CERA, Jossana Ceolin  e  PRESTES, Solismar Damé. Coeficientes de Angströn-Prescott para Estimar a Radiação Solar no Rio Grande do Sul. Rev. bras. meteorol. [online]. 2018, vol.33, n.3, pp.401-411. ISSN 0102-7786.  https://doi.org/10.1590/0102-7786333001.

O objetivo do trabalho foi determinar os coeficientes b0 e b1 da equação de Angströn-Prescott para os locais do estado do Rio Grande do Sul que possuem dados de radiação solar medidos por piranômetros eletrônicos e dados de brilho solar medidos por heliógrafos, bem como espacializar esses coeficientes para o Estado. Foram utilizados dados de radiação solar global e dados de brilho solar nas Estações Meteorológicas Automáticas e Convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia de 13 locais do Rio Grande do Sul. Os valores dos coeficientes b0 e b1 foram determinados por meio da análise de regressão linear entre razão de radiação solar global e razão de brilho solar, na escala mensal e anual. A representação da variabilidade espacial dos coeficientes b0 e b1 no RS foi através de mapas usando o método de interpolação análise objetiva de Cressman. Os coeficientes b0 e b1 da equação de Angströn-Prescott foram atualizados para os 13 locais do Rio Grande do Sul e nos outros locais estes coeficientes podem ser estimados através dos mapas. O coeficiente b0 diminui durante o inverno e aumenta durante o verão enquanto os valores do coeficiente b1 são mais elevados para os meses de inverno e primavera.

Palavras-chave : radiação solar global; brilho solar; piranômetro; heliógrafo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )