SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Coeficientes de Angströn-Prescott para Estimar a Radiação Solar no Rio Grande do SulTendências de Extremos de Temperatura e Precipitação nas Proximidades do Lago Artificial de Sobradinho, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

VIANNA, Luiz Fernando de Novaes  e  MASSIGNAN, Ângelo Mendes. Distribuição Espacial dos Metadados Temporais e Qualidade dos Metadados Espaciais das Estações Hidrometeorológicas do Estado de Santa Catarina para Climatologia. Rev. bras. meteorol. [online]. 2018, vol.33, n.3, pp.412-425. ISSN 0102-7786.  https://doi.org/10.1590/0102-7786333002.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição espacial dos metadados temporais (data de início e data fim) e a qualidade dos metadados espaciais (latitude, longitude e altitude) das estações hidrometeorológicas do estado de Santa Catarina, em relação às recomendações da Organização Mundial de Meteorologia - WMO para estudos climáticos. Foram avaliados os metadados das estações hidrometeorológicas, mantidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, até 30/06/2017. Os resultados demonstraram que o estado de Santa Catarina possui poucas estações com séries históricas superiores ao período mínimo de 30 anos, indicado pela WMO para realizar estudos climáticos. E que a distribuição espacial dessas estações não atende ao padrão de representatividade territorial estabelecido pela WMO. Apesar dos avanços no processo de gestão da rede de estações, o estado de Santa Catarina precisa se adequar a todas as recomendações da WMO para garantir a qualidade dos metadados temporais e espaciais das estações de monitoramento climático.

Palavras-chave : meteorologia; georreferenciamento; registro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )