SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Air Temperature on Reproductive Development of Olive CultivarsGeneration of IDF Curves for Projected Scenarios in the City of Porto Alegre/RS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786On-line version ISSN 1982-4351

Abstract

ARSEGO, Diogo Alessandro et al. Indicadores Climáticos e a Produtividade de Soja no Rio Grande do Sul. Rev. bras. meteorol. [online]. 2019, vol.34, n.2, pp.191-200.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 0102-7786.  https://doi.org/10.1590/0102-77863340024.

O objetivo deste trabalho foi identificar padrões de teleconexão que influenciem na variabilidade da produtividade de soja no Rio Grande do Sul de forma a encontrar potenciais variáveis preditoras da produtividade agrícola no Estado. Foram utilizados dados de produtividade de soja de 87 municípios fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estas séries foram reunidas em três grupos homogêneos de produtividade mediante análise de agrupamento. Correlações defasadas entre índices climáticos associados a padrões de teleconexão e a produtividade média da soja de cada um dos três grupos evidenciaram a importância de cada índice para a cultura no Rio Grande do Sul. Dentre os padrões de teleconexão, os que apresentaram correlações mais significativas, confiança superior a 90%, e persistentes com a produtividade de soja foram a Oscilação ártica (negativa entre outubro e dezembro), Oscilação do Atlântico Norte (negativa entre outubro e janeiro) e anomalias de Temperatura da Superfície do Mar no Oceano Atlântico, entre 20°S-30°S e 20°O-40°O, (positivas entre dezembro e março). Estes índices também apresentaram elevada correlação com a precipitação compreendida entre dezembro a março para cada grupo homogêneo evidenciando a importância do seu monitoramento para o planejamento da safra de soja no Rio Grande do Sul.

Keywords : indicadores climáticos; correlação; Glycine max L; variabilidade interanual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )