SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Rainfall Intensity-Duration-Frequency Relationships for Risk Analysis in the Region of Matopiba, BrazilAir Temperature Modelling in Distrito Federal – Brazil Region with Atmospheric AIRS Sensor Data author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786On-line version ISSN 1982-4351

Abstract

SOUSA, Jeanne Moreira de et al. Avaliação da Habilidade do Modelo WRF em Representar a Precipitação na Amazônia Usando Diferentes Escalas. Rev. bras. meteorol. [online]. 2019, vol.34, n.2, pp.255-273.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863340029.

A precipitação no norte da Amazônia dos verões e outonos austral, do período de 1988 a 1999, foi simulada utilizando o modelo regional Weather Research and Forecasting (WRF), através de uma abordagem em escalas distintas, com domínios aninhados de 45 e 15 km. As condições iniciais e de contorno foram obtidas da Climate Forecast System Reanalysis (CFSR) do National Centers for Environmental Prediction (NCEP). A habilidade do modelo foi testada usando diferentes bases de dados observacionais de precipitação, representativas de escalas espaciais distintas. O viés do mo­delo mostra dependências sazonal e espacial, com viés positivo no sudoeste da Amazônia brasileira durante o verão e, no noroeste da América do Sul, durante o outono. O refinamento de escala mostrou-se necessário para reproduzir as influências de superfície nos sistemas regionais e locais que afetam a distribuição das chuvas na região. O modelo WRF, em geral, reproduz os principais padrões espaciais observados de precipitação, sem o viés seco, típico dos modelos de circulação geral da atmosfera (MCGA). Os resultados indicam que a técnica de downscaling dinâmico melhora o desempenho do modelo WRF para a previsão climática sazonal na região Amazônica.

Keywords : simulação climática; WRF; América do Sul; precipitação; técnica de downscaling..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )