SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Theoretical and methodological reflexions on community psychologyKohlberg and the "Just Community": developing ethical sense and citizenship in the schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LANIGAN, Richard L.. Capta versus data: método e evidência em comunicologia. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1997, vol.10, n.1, pp. 17-45. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000100004.

Metodologia é uma preocupação básica com os tipos de evidência, estruturas de análise e regras de julgamento para validade. Este artigo compara os métodos de pesquisa da fenomenologia e do positivismo. Pesquisa qualitativa é um foco no uso objetivo das lógicas normativas de mensuração na experiência empírica. A evidência de amostra analisada é tomada dos dados de discurso relatados por A. R. Luria no seu livro Cognitive Development publicado originalmente em russo em 1974. A aplicação da Teoria da Comunicação (fenomenologia) é contrastada com a teoria da informação (positivismo). Após, a evidência de Luria é analisada por suas lógicas internas (dedução, indução, abdução e adução). É realizada uma comparação externa entre os resultados de Luria e um instrumento diagnóstico comum para medir o desenvolvimento da linguagem em crianças.

Keywords : Comunicações; fenomenologia; cognição; positivismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese