SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Serendipity and psychoanalytical research situation in the context of psychoanalytical presentation of patientsBody, consciousness and psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

MALUF, Maria Regina  and  BARRERA, Sylvia Domingos. Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1997, vol.10, n.1, pp.125-145. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000100009.

Esta pesquisa tem por objetivo estudar a relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita, a partir de uma perspectiva psicogenética. Um grupo de 55 pré-escolares de 4 a 6 anos foi analisado através da aplicação individual de um instrumento elaborado pelas pesquisadoras. Os resultados mostraram uma correlação positiva bastante significativa entre os níveis de consciência fonológica e de aquisição da linguagem escrita, sobretudo no que se refere às crianças de 5 e 6 anos. Esses níveis mostraram-se correlacionados positivamente à idade e independentes do sexo dos sujeitos. Alguns níveis de consciência fonológica parecem preceder a aquisição da linguagem escrita, o que sugere a importância da realização de atividades pedagógicas voltadas para o desenvolvimento dessa capacidade em pré-escolares.

Keywords : Consciência fonológica; linguagem escrita; alfabetização; pré-escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License