SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Beliefs and values of adolecents about family, marriage, divorce, and vital projectsCommunity development: an experience of partnership author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

VERGARA, Walter R. Hernández. Análise da atividade: a extração de conhecimentos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1997, vol.10, n.1, pp. 169-180. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000100012.

Considerando-se o atual estágio de desenvolvimento de sistemas especialistas e de sistemas baseados no conhecimento, em que a extração de conhecimentos é, às vezes, vista como uma referência técnica à concepção desses sistemas, proporciona-se neste trabalho um conjunto de reflexões que dão uma melhor claridade psicológica ao assunto. No artigo, mostra-se como é visto o problema de extração de conhecimentos pela Ergonomia e Inteligência Artificial; como a extração pode ser obtida por diferentes objetivos e, finalmente, analisa-se o domínio da construção de um sistema de ajuda para decisão. Privilegiamos este último objetivo, próprio da Ergonomia Cognitiva, porque somos conduzidos a tomar o quadro teórico da Psicologia, que enfatiza uma multiplicidade de níveis de regulação da atividade e de formas de conhecimentos tratados pelo operador, antes de abordar as questões metodológicas de acesso a esses conhecimentos.

Keywords : Simulação cognitiva; ergonomia; processos cognitivos; resolução de problemas.

        · abstract in English     · text in Portuguese