SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Syntactic awareness, phonological awareness and the acquisition of spelling rulesThe contributions of the cognitive psychotherapeutic model to the psychological evaluation and treatment of a seropositive patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SPINILLO, Alina Galvão  and  MARTINS, Raul Aragão. Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1997, vol.10, n.2, pp. 219-248. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200004.

A coerência é o processo responsável pela formação do sentido que garante a compreensibilidade de um texto. Investigações sobre o tema se caracterizam por: (a) um enfoque puramente lingüístico, ficando em aberto questões relacionadas ao desenvolvimento e aos fatores que o influenciam; e (b) examinar a coerência estabelecida pelo receptor do texto, sendo raras as investigações que abordam a perspectiva do narrador. Em uma abordagem de desenvolvimento, o presente estudo examinou as possibilidades e dificuldades de crianças em estabelecer a coerência ao produzir um texto. Histórias elaboradas por crianças de 6-7 anos foram analisadas em função de indicadores específicos agrupados em um sistema de análise que expressa diferentes níveis no estabelecimento da coerência. Observou-se que o desenvolvimento da coerência se relaciona à aquisição da leitura e da escrita. Críticas são feitas quanto à ausência de um sistema de análise que contribua para o exame da coerência textual em crianças.

Keywords : coerência textual; histórias; desenvolvimento; sistema de análise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese