SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Biobehavioral approach: synthesis of behavior analysis?Cast shadow as a cue for depth perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GONZALEZ REY, Fernando. Psicologia e saúde: desafios atuais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1997, vol.10, n.2, pp. 275-288. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200007.

Este artigo apresenta e discute diferentes desafios que a psicologia tem que enfrentar em seus estudos sobre assuntos relacionados com a saúde, que, sobre o ponto de vista do autor, são impossíveis de desenvolver com os estudos atuais sobre saúde e psicologia clínica. O autor enfatiza desafios concretos: o primeiro que é colocado está relacionado com a elaboração teórica do conceito de saúde, que tem sido praticamente ignorado na literatura psicológica, a qual tem se centrado no problema da doença. Neste sentido, o autor propõe abandonar a definição de saúde em termos de normalidade, equilíbrio ou ausência de sintomas. Para este propósito, o autor utiliza o conceito de distress e o explica com diferente enquadramento teórico, levando em conta sua complexa constituição subjetiva e social no curso da vida do sujeito. O outro desafio coloca a necessidade de incluir o problema da saúde entre outros já desenvolvidos pelas psicologias social e educacional, enfatizando a importância de um estudo intradisciplinar do problema da saúde em psicologia.

Keywords : saúde; distress; subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese