SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Cast shadow as a cue for depth perceptionCharacterization of street children in João Pessoa, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SOUZA, Marcos Aguiar de  and  FERREIRA, Maria Cristina. Identidade de gênero masculina em civis e militares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1997, vol.10, n.2, pp. 301-314. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200009.

O presente estudo teve como objetivo verificar se haveriam diferenças significativas entre o número de sujeitos masculinos e o número de sujeitos femininos, andróginos e indiferenciados, dentro de um grupo de homens militares e de um grupo de homens civis. Além disso, procurou-se investigar se o número de militares masculinos seria significativamente maior que o número de civis masculinos. A amostra compôs-se de 83 militares e 82 civis, que responderam ao Questionário de Atributos Pessoais. Entre os militares, a proporção de sujeitos masculinos não diferiu significativamente da proporção de sujeitos andróginos e indiferenciados, porém, na amostra de civis, a proporção de sujeitos andróginos e indiferenciados foi significativamente maior que a de sujeitos masculinos. Concluiu-se que os homens civis estão redefinindo seus valores, crenças e expectativas relacionadas à masculinidade (O’Neil, 1992). Entretanto, os homens militares parecem estar vivenciando conflitos, decorrentes do confronto entre os valores masculinos que caracterizam a doutrina militar e o processo de liberação masculina.

Keywords : masculinidade; papel sexual masculino; identidade de gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese