SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The interaction of street teenagers with Logo language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

ARAUJO, Lisiane B.  and  GOMES, William B.. Adolescência e as expectativas em relação aos efeitos do álcool. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.1, pp.05-33. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000100002.

Trata-se dois estudos interdependentes. No Estudo 1, 188 estudantes secundaristas de uma escola pública de Porto Alegre - RS responderam a um protocolo sobre tipos de bebida, locais de consumo, idades de experimentação, uso mais comuns e efeitos esperados em relação a informação de consumo de álcool no mês anterior. Os resultados permitiram a classificação dos adolescentes em três padrões de consumo (abstinência, moderado e elevado) e mostraram que expectativas agradáveis dos efeitos do álcool estavam associadas ao consumo elevado. No Estudo 2, entrevistou nove sujeitos que haviam participado do Estudo 1, com o objetivo de conhecer os conteúdos das expectativas no contexto da história pessoal e familiar de consumo de álcool. A escolha dos sujeitos foi intencional, de acordo com idade (14 a 16 anos), freqüência do uso de álcool no último mês e tipos de expectativas, ou seja três representantes de cada perfil. As descrições das entrevistas foram classificadas em unidades de sentido e a seguir agrupados em categorias temáticas. As interpretações destacaram o uso do álcool como parte do desenvolvimento psicológico do adolescente em nossa sociedade e o impacto da orientação e modelo familiar nos hábitos de consumo e nas escolhas da bebida dos filhos adolescentes.

Keywords : adolescência; expectativas; álcool; efeitos; metodologia qualitativa e quantitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License