SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Adolescence and the expectations of alcohol effectsAnxiety, sex, socioeconomic status, and birth order author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da  and  MORO, Maria Lucia Faria. A interação de adolescentes marginalizados com a linguagem Logo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.1, pp. 35-58. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000100003.

O estudo relata condutas de adolescentes frente a "erros" e "acertos" quando em interação com a linguagem Logo de programação. Os sujeitos foram cinco adolescentes de catorze a dezessete anos de idade, alunos de séries inicias de 1o Grau de uma instituição estadual de atendimento social de Curitiba. As sessões de programação foram individuais, acompanhadas pelo pesquisador, com dados gravados em disquete e vídeo. As verbalizações dos sujeitos após "erros" e "acertos" foram qualitativamente descritas em níveis sucessivos. As categorias obtidas revelaram um processo de modificação na avaliação das condutas frente aos "erros", passando os sujeitos pau-latinamente de uma perspectiva negativa à incorporação positiva do erro ao processo. As verbalizações frente aos acertos revelaram avaliações positivas dos sujeitos sobre si mesmos e sobre a produção própria.

Keywords : Adolescentes marginalizados; linguagem Logo; erro construtivista.

        · abstract in English     · text in Portuguese