SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Poor Brasília, rich Brasília: expectations about the future among adolescentsSymbolic play as narrative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MACIEL, Carla; BRITO, Suerde  and  CAMINO, Leoncio. Explicações das desigualdades sociais: um estudo com meninos em situação de rua de João Pessoa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.2, pp. 209-232. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000200004.

Este trabalho estuda como meninos em situação de rua explicam as causas das desigualdades sociais. Consideraram-se 56 meninos, de 12 a 17 anos, sendo 25 vinculados ao Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, e 31 sem vínculo com o mesmo. Utilizou-se um questionário, auxiliado por fotos retratando situações de pobreza e de riqueza, a partir do qual os meninos expuseram suas explicações para tais fenômenos. Verificou-se que os meninos não-vinculados ao Movimento ressaltaram mais atribuições impessoais; retratando a idéia de que o homem tendo sua vida controlada por forças externas a si, seria incapaz de mudar sua realidade. Já aqueles participantes do Movimento explicaram a pobreza em termos da estrutura social, e a riqueza como conseqüência do esforço pessoal, concebendo o homem como um ser capaz de superar as dificuldades impostas pela sociedade. Tais dados demonstram que o Movimento, como organização militante, propiciou aos meninos a construção de uma cidadania diferenciada daquela que é construída quando os mesmos se encontram nas ruas.

Keywords : meninos em situação de rua; desigualdades sócioeconômicas; movinentos sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese