SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Explanations about social inequalities: a study with street children in João Pessoa, BrazilGeneral and specific aspects in text comprehension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

VIEIRA, André Guirland  and  SPERB, Tânia Mara. O brinquedo simbólico como uma narrativa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.2, pp. 233-252. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000200005.

A fim de examinar se o brinquedo simbólico organiza-se numa forma narrativa capaz de desvelar a subjetividade da criança, no presente trabalho é estudado o brincar produzido por três crianças, respectivamente a partir de três estudos de caso. Em cada caso é feita, primeiramente, uma comparação entre as situações de brincar e o esquema narrativo de Tzvetan Todorov. Em seguida, o sentido de uma narrativa escolhida é analisado e comparado com o contexto de vida da criança, segundo o método proposto por Jung. Nosso estudo demostra que o brinquedo simbólico organiza-se como uma narrativa, mas discute o emprego do conceito de narrativa exclusivamente a partir da linguagem. Isto porque o brinquedo simbólico pode, também, se organizar como uma imagem. Neste estudo, também é mostrado e discutido o modo como a subjetividade da criança aparece no brinquedo simbólico.

Keywords : Narrativa; imagem; brinquedo simbólico.

        · abstract in English     · text in Portuguese