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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BRANDAO, Ana Carolina Perrusi  and  SPINILLO, Alina Galvão. Aspectos gerais e específicos na compreensão de textos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.2, pp. 253-272. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000200006.

Diferentes tarefas são adotadas para avaliar habilidades de compreensão de textos, sendo cada uma delas considerada como o instrumento que melhor retrata esta habilidade. Entretanto, é possível supor que um único instrumento não revele todos os mecanismos envolvidos na compreensão, e que tarefas distintas possam avaliar diferentes mecanismos cognitivos e lingüísticos. Esta possibilidade foi investigada em duas tarefas apresentadas a crianças de 4 e 6 anos: reprodução de uma história ouvida; e perguntas inferenciais sobre a mesma história. Na análise das reproduções considerou-se a fidelidade ao texto ouvido e a integração dos enunciados. As respostas às perguntas foram analisadas em função do grau de precisão apresentado. Verificou-se uma progressão com a idade e dificuldades de compreensão relacionadas a determinadas partes do texto. Identificou-se, ainda, aspectos específicos relacionados às características das tarefas e ao gênero de texto adotado. Enfatiza-se a importância de tais aspectos específicos no processo de compreensão.

Keywords : compreensão de textos; aspectos específicos; histórias; crianças.

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