SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Science and consciousnessUsing the Item Response Theory (IRT) in the construction of an item bank for the evaluation of verbal reasoning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TAMAYO, Alvaro et al. Diferenças nas prioridades axiológicas de músicos e advogados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.2, pp. 281-294. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000200008.

O objetivo desta pesquisa foi verificar se as conseqüências do exercício das profissões de músico e advogado são, respectivamente, relevantes para a obtenção de metas motivacionais inerentes às prioridades axiológicas do indivíduo. A teoria dos valores de Schwartz foi utilizada para estudar a relação entre as prioridades axiológicas com o comportamento profissional de músicos e advogados. O inventário de valores foi administrado a uma amostra de 122 sujeitos, sendo 71 advogados e 51 músicos profissionais. O tempo de atuação médio na área profissional foi de 9,3 anos (D. P. = 9,42). A Anova 2X2 (gênero e profissão) foi calculada ao nível de cada um dos dez tipos motivacionais de valores e de cada um dos quatro fatores de segunda ordem. Os músicos deram mais importância do que os advogados ao hedonismo e à estimulação. Os advogados enfatizaram mais do que os músicos três tipos motivacionais de valores: conformidade, segurança e poder. O perfil dos músicos é caracterizado pela procura de mudança, de sensações novas e de prazer. É o pólo do individualismo, da autonomia intelectual e afetiva e da abertura à mudança. No pólo oposto desta dimensão encontra-se a tendência ao conservadorismo, ao coletivismo, a preservar o status quo, que foi a característica do perfil dos advogados. Assim, estas duas profissões são baseadas em motivações opostas. De um lado, a motivação a inovar, a criar, a procurar formas novas de pensar e de sentir mesmo às custas de errar e, do outro lado, a motivação a conservar e a respeitar as tradições, as normas e os usos da sociedade.

Keywords : Valores; músicos; advogados.

        · abstract in English     · text in Portuguese