SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The psychologist in hospitals of Natal: a preliminary studyContemporary marriage: the difficult association between individuality and conjugality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PASQUALI, Luiz; ALVES, Amélia Regina  and  PEREIRA, Maria A. de Mello. Escala de Locus de controle ELCO/TELEBRÁS. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.2, pp. 363-378. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000200013.

Com base na teoria de Rotter e Escala de Levenson foi elaborada uma escala de Locus de Controle Organizacional (ELCO), composta por 28 itens. A escala foi validada com uma amostra de 350 empregados do Sistema Telebrás. Verificou-se a presença dos 2 fatores previstos na teoria, a saber: internalidade e externalidade, aparecendo a escala de externalidade, com 18 itens, bem estruturada (alfa = 0.81) e a de internalidade, com 10 itens, deixando a desejar no que se refere à consistência interna (alfa = 0.66). Com os dados desta pesquisa foi feita também análise do Locus de Controle desses mesmos empregados. A constatação mais saliente foi a de que o nível de internalidade caiu com o aumento do nível escolar e o aumento da experiência profissional desses mesmos empregados. Estes resultados surpreendentes foram interpretados em termos da situação típica da empresa, que está passando por um período de transição, a saber: a passagem da condição de empresa estatal para empresa privada, o que seria motivo da perda de confiança dos empregados na própria competência, particularmente por parte daqueles com maior competência intelectual e maior experiência profissional. Fez-se igualmente reparos na qualidade psicométrica da escala e da própria teoria do Locus de controle, no sentido de que esta precisa ser melhor axiomatizada para possibilitar a elaboração de escalas mais precisas para a medida dos construtos que propõe.

Keywords : Locus; atribuição de causalidade; escala de atitude.

        · abstract in English     · text in Portuguese