SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The experience of assuming pregnancy during adolescence: a phenomenological study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RIBEIRO, Tatiana Weiss; PERGHER, Nicolau Kuckartz  and  TOROSSIAN, Sandra Djambolakdjian. Drogas e adolescência: uma análise da ideologia presente na mídia escrita destinada ao grande público. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp. 421-430. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300003.

Atualmente, o uso e abuso de substâncias psicoativas entre adolescentes é um tópico freqüente em debates. Na mídia, por exemplo, encontram-se diversas reportagens referindo-se ao tema "drogas". Analisamos quatro textos sobre drogas encontrados em revistas direcionadas a adolescentes, baseados na Teoria da Análise do Discurso. Procuramos encontrar que ideologias estão embutidas nas entrelinhas desses textos e que efeitos podem causar no leitor, tendo em vista o poder de persuasão da mídia. Os resultados mostram, dentro dos textos, a figura de um jovem carente de informações sobre esse tema e incapaz de formular um julgamento crítico. Relatam-se efeitos assustadores causados pelas drogas, através de um tom assertivo. Encontra-se um caráter moralista, que define a ideologia da prevenção ao uso de drogas. A partir do conhecimento do tipo de informação e de como ela está sendo consumida pelo jovem, os profissionais podem lidar de maneira mais adequada com as questões sobre drogas.

Keywords : adolescência; drogas; ideologia; mídia escrita; Análise do Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese