SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Drugs and adolescence: analysis of the ideology presented in the mass mediaStreet children in Porto Alegre: a descriptive study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

AMAZARRAY, Mayte Raya; MACHADO, Paula Sandrine; OLIVEIRA, Viviane Ziebell de  and  GOMES, William Barbosa. A experiência de assumir a gestação na adolescência: um estudo fenomenológico. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp. 431-440. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300004.

Esta pesquisa propõe-se a descrever a experiência de ser mãe adolescente vivida por jovens que participaram de um programa de assistência pré-natal. Foram obtidos, por uma entrevista semi-estruturada, depoimentos de seis adolescentes, com idades entre 17 e 20 anos, cuja vivência da maternidade se dava há mais de um ano. Os dados foram analisados através da descrição, redução e interpretação fenomenológicas, revelando dez categorias temáticas: o engravidar, o impacto da gravidez, a gestação e o parto, participação em um pré-natal para adolescentes, o ser gestante versus o ser adolescente, a auto-imagem, o grupo de interação mãe-bebê para adolescentes, a adolescente e suas relações, o bebê em relação e a maternidade. Para as informantes, a orientação de uma equipe multidisciplinar, a oportunidade de esclarecer dúvidas e o convívio com outras adolescentes grávidas foram fundamentais ao desenvolvimento da gravidez e do parto sem complicações orgânicas, bem como ao estabelecimento da identidade materna.

Keywords : gravidez na adolescência; pré-natal; gestação; maternidade; adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese