SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Repetition and style on Almodovar’s moviesCorrelation between WISC and school performance in public and private schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

CURVELO, Cristina Soraia de Souza; MEIRELES, Elisabet de Sousa  and  CORREA, Jane. O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp.467-480. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300007.

O presente estudo teve como objetivo examinar o conhecimento ortográfico utilizado pela criança em contexto lúdico. Sessenta crianças entre a 2a e a 4a séries do Ensino Fundamental foram convidadas a jogar forca com as pesquisadoras em entrevistas individuais. Os resultados mostraram que, em relação ao número médio de jogadas para concluir o jogo com sucesso, não houve diferença significativa no desempenho das crianças de diferentes níveis de escolaridade. No entanto, as respostas das crianças foram influenciadas pelo tipo de palavra apresentada. A maioria das crianças foi capaz de utilizar os conhecimentos lingüísticos que possui no nível ortográfico apesar das dificuldades encontradas em justificar seu raciocínio.

Keywords : conhecimento ortográfico; linguagem escrita; criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License