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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DAL VESCO, Álida; MATTOS, Denise; BENINCA, Ciomara  and  TARASCONI, Carla. Correlação entre WISC e rendimento escolar na escola pública e na escola particular. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp. 481-495. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300008.

O trabalho compara resultados do WISC com rendimento escolar , no sentido de correlacionar medidas psicométricas de inteligência com critérios de rendimento escolar, a fim de aperfeiçoar a capacidade diagnóstica e preditiva do teste. Participaram 20 alunos (10 de escola pública e 10 de escola particular), de 5a a 8a séries, com idade entre 8,7 a 13,2 anos, do grupo considerado com um bom desempenho. Não houve correlação significativa entre resultados do WISC e rendimento escolar. Comparando escolas, os alunos da rede particular tiveram pontuações significativamente melhores em Compreensão [t(2,18)= 2,78; p<0,05]; Vocabulário [t(2,18)= 4,46; p<0,05]; e Código [t(2,18)= 2,7; p<00,05]; mas, no que se refere ao rendimento escolar (notas), não houve diferença significativa, o que pode ser explicado pelas peculiaridades dos programas escolares. O estudo discute o prejuízo dos alunos da rede pública submetidos ao WISC, especialmente na área verbal, mais suscetível à influência de variáveis sócio-culturais, o que é coerente com estudos anteriores.

Keywords : WISC; avaliação da inteligência; testes psicométricos.

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