SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Correlation between WISC and school performance in public and private schoolsThe struggle for citzenship by children from the National Movement of Street Children: a reconstructive ideology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SOUZA, Lídio de et al. Direitos humanos e representação de justiça. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp. 497-510. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300009.

O presente trabalho objetivou identificar elementos constituintes das representações sociais que estudantes universitários possuem sobre vários aspectos relacionados à aplicação da justiça. Aplicou-se uma escala contendo 50 afirmações relacionadas a estes aspectos, em três grupos: G1 e G2, formados por alunos do curso de direito, ingressantes e concluintes respectivamente, e G3, constituído por alunos ingressantes de outros cursos da UFES. Os resultados indicaram que predominaram nos três grupos representações progressistas em relação a Punição, Criminoso e Direito, e ambivalentes relacionadas a Crime. No que se refere à Justiça, predominaram as representações progressistas nos grupos G1 e G2, e as ambivalentes no grupo G3. A concepção de que os direitos devem ser garantidos de forma plena, associada à rejeição de formas paralelas de justiça, parece indicar mudanças qualitativas importantes nas concepções de futuros administradores da justiça, contribuindo para a construção de práticas judiciárias com maior significado social.

Keywords : crime; criminoso; punição; direitos humanos; representação de justiça.

        · abstract in English     · text in Portuguese