SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The struggle for citzenship by children from the National Movement of Street Children: a reconstructive ideologyMother-in-law and daughter-in-law: how is the relationship between these two women? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RUSCHEL, Ângela Ester  and  CASTRO, Odair Perugini de. O vínculo intergeracional: o velho, o jovem e o poder. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp. 523-539. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300011.

O presente trabalho discute a problemática da comunicação na família à luz das relações vinculares entre filhos, pais e avós, fundamentando-se nos tópicos: interação e poder. Usou-se como base a metodologia da observação participante e da análise dos discursos dos sujeitos (20 mulheres idosas e 10 jovens) ao relatarem, pela comunicação verbal, não verbal e escrita suas trajetórias de vida. Foram abordados elementos vinculados à identidade de gênero e de poder, a partir de pressupostos teóricos e na forma como o gênero se articula no contexto e nos espaços de poder da família, representados como o terreno simbólico do masculino. São evidentes os conflitos entre os papéis tradicionalmente atribuídos à mulher idosa e os novos papéis a ela impostos, na interação com os jovens. Ficou demonstrado que há na prática do cotidiano, a intenção de, incorporando novos saberes, modificar atitudes comunicacionais, buscando a compreensão de papéis e valores conflitantes, através da construção de parcerias entre as gerações mais jovens e as mais velhas.

Keywords : velho; jovem; poder; vínculo.

        · abstract in English     · text in Portuguese