SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A luta pela cidadania dos meninos do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua: uma ideologia reconstrutoraSogra-nora: como é a relação entre estas duas mulheres? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972versão On-line ISSN 1678-7153

Resumo

RUSCHEL, Ângela Ester  e  CASTRO, Odair Perugini de. O vínculo intergeracional: o velho, o jovem e o poder. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp.523-539. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300011.

O presente trabalho discute a problemática da comunicação na família à luz das relações vinculares entre filhos, pais e avós, fundamentando-se nos tópicos: interação e poder. Usou-se como base a metodologia da observação participante e da análise dos discursos dos sujeitos (20 mulheres idosas e 10 jovens) ao relatarem, pela comunicação verbal, não verbal e escrita suas trajetórias de vida. Foram abordados elementos vinculados à identidade de gênero e de poder, a partir de pressupostos teóricos e na forma como o gênero se articula no contexto e nos espaços de poder da família, representados como o terreno simbólico do masculino. São evidentes os conflitos entre os papéis tradicionalmente atribuídos à mulher idosa e os novos papéis a ela impostos, na interação com os jovens. Ficou demonstrado que há na prática do cotidiano, a intenção de, incorporando novos saberes, modificar atitudes comunicacionais, buscando a compreensão de papéis e valores conflitantes, através da construção de parcerias entre as gerações mais jovens e as mais velhas.

Palavras-chave : velho; jovem; poder; vínculo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons