SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Mother-in-law and daughter-in-law: how is the relationship between these two women?Children victims of sexual abuse: some aspects observed in their development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

JAEGER, Antônio; SCHOSSLER, Ticiana  and  WAINER, Ricardo. Estudo comparativo da aquisição da escrita em crianças e em adultos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp. 551-558. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300013.

Este estudo teve por objetivo verificar se existem diferenças significativas na decodificação para a linguagem escrita de um ditado de 10 palavras por crianças e adultos. A amostra foi constituída por 32 sujeitos, divididos em dois grupos: 16 crianças e 16 adultos, sendo que todos os sujeitos se encontravam no segundo ano de alfabetização. Para o levantamento e avaliação dos resultados, observou-se as possibilidades de erros ortográficos de cada palavra e suas relações fonema-grafema (som-letra). Os resultados obtidos foram submetidos ao teste estatístico "t de Student", e indicaram que o grupo dos adultos teve um índice significativamente maior de erros, obtendo-se P = 0,00065 , o que leva a concluir que estes tiveram maior dificuldade do que as crianças na tarefa proposta.

Keywords : fonema-grafema; aquisição da escrita; possibilidades de erro.

        · abstract in English     · text in Portuguese