SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The concept of death in childrenThe role of the psychologist in programs of primary care with adolescents: an experience in Salvador, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DEL PRETTE, Zilda A. Pereira et al. Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp. 591-603. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300016.

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre os resultados de uma análise de filmagens do desempenho de uma professora antes e depois de sua participação em um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional. O objetivo do programa - promover a habilidade do professor em estruturar interações sociais educativas - serviu também de base para a organização de uma tipologia de classes e subclasses de desempenho em sala de aula. Com base na frequência dessas classes e subclasses, foi feita a comparação entre o desempenho pré e pós-intervenção. Os resultados indicam importantes mudanças no desempenho da professora em direção aos objetivos da intervenção e sugerem a potencialidade do procedimento de análise para a avaliação da efetividade desse tipo de intervenção. Discute-se algumas questões sobre procedimentos de análise do desempenho do professor em sala de aula.

Keywords : habilidades sociais; formação continuada do professor; Psicologia Escolar e Educacional; interação professor-aluno; construção social de conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese