SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Teacher social skills in classroom: a case studyChild psychoterapy: the importance of attachment with the mother for the development of the child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVA, Luís Augusto Vasconcelos da; OLIVEIRA, Rodrigo Freire  and  FRANCO, Anamélia Lins e Silva. Inserção do psicólogo em programas de atenção primária à adolescência: uma experiência em Salvador-Bahia. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1998, vol.11, n.3, pp. 605-620. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000300017.

Buscou-se relatar uma experiência de estágio curricular em Psicologia, no qual foram discutidos os novos contextos e demandas que surgem para a Psicologia, neste momento em que se encontra o processo de globalização e as influências neo-liberais. A inserção dos estagiários numa perspectiva multidisciplinar com profissionais de saúde foi concretizada a partir do desenvolvimento de grupos de adolescentes em um centro de saúde de um bairro de baixa-renda. Foram acompanhados três grupos, semanalmente, durante um semestre letivo, por dois estagiários de Psicologia. Buscou-se desenvolver estratégias de prevenção a partir da discussão de temas (AIDS, família, sexualidade) e demandas em geral trazidas pelos adolescentes, estimulando-os a problematizar, planejar e programar ações a longo prazo, além de ter sido incentivado o desenvolvimento da autonomia na escolha de estilos de vida. Observou-se que os adolescentes passaram a demonstrar comportamentos que predizem a formação de suporte social e comportamentos assertivos. No encerramento das atividades foi proposto pelos adolescentes a confecção de um vídeo, uma peça teatral e uma reportagem.

Keywords : atenção primária; adolescentes; estágio supervisionado.

        · abstract in English     · text in Portuguese