SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Universalism versus relativism in moral judgmentMoral judgement: a comparison of guilt feeling between children of orphanage and low income background author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LEITAO, Heliane de Almeida Lins. Diferenças sexuais no desenvolvimento da preocupação moral por outras pessoas: um estudo empírico da expressão de emoções morais em crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.1, pp. 21-46. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000100003.

Este trabalho investigou diferenças sexuais e de faixa etária no sentimento de culpa e responsabilidade pessoal para com outras pessoas expressos por crianças em idade escolar. Uma série de dilemas morais, na forma de histórias com final aberto, foi apresentada a quarenta e oito crianças, entre sete e onze anos, recrutadas aleatoriamente de uma escola em Kent, Inglaterra. As crianças foram solicitadas a contar cada história e a descrever os pensamentos, sentimentos, atitudes e motivos dos personagens. As respostas foram analisadas em termos de expressões de culpa persecutória e culpa depressiva, tais como descritas na teoria psicanalítica Kleiniana. Foi observado que as meninas deram mais respostas de culpa depressiva do que os meninos. Os meninos mais novos deram mais respostas de culpa persecutória e menos respostas de culpa depressiva do que as meninas e os meninos mais velhos. Respostas indicando preocupação por outras pessoas baseada em princípios morais aumentaram com a idade e foram mais freqüentes no grupo dos meninos. Estes resultados são interpretados como indicando diferenças sexuais na expressão de preocupação moral por outras pessoas. Implicações para o desenvolvimento emocional de ambos os sexos são discutidas.

Keywords : Desenvolvimento moral; gênero; emoções morais.

        · abstract in English     · text in Portuguese