SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Moral judgement: a comparison of guilt feeling between children of orphanage and low income backgroundPsychological approach to AIDS based on the cognitive-behavioral model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LUCARELLI, Maria Diva Monteiro  and  LIPP, Marilda E. Novaes. Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.1, pp. 71-88. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000100005.

Este trabalho teve por objetivo submeter o Inventário de Sintomas de Stress Infantil a um estudo de validação. Foram sujeitos 255 crianças entre seis e 14 anos de idade, de ambos os sexos, alunos de escolas públicas, e nove profissionais. Foi feita a aplicação do ISS-I nas crianças e de um questionário nos profissionais. Os resultados culminaram em um novo instrumento: Escala de Stress Infantil. A análise de precisão evidenciou elevada consistência interna, alfa de Cronbach. Extraíram-se quatro fatores com a análise fatorial exploratória relacionados às reações do stress: físicas, psicológicas, psicológicas com componente depressivo e psicofisiológicas. A análise fatorial confirmatória evidenciou alta correlação entre os fatores, supondo que exista um único constructo. O estudo revelou ainda alta correlação entre aplicação individual e coletiva. Concluiu-se que a ESI pode ser considerada como um bom e válido instrumento de avaliação do stress para crianças de seis a 14 anos de idade de ambos os sexos.

Keywords : Stress infantil; Avaliação do stress infantil; Escala de Stress Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese