SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Language and activity in cognitive development: some reflections about the contributions of Vygotsky and Leontiev author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CASTRO, Claudia Rabello de; MOURA, Maria Lucia Seidl de  and  RIBEIRO, Armando. Oficina de informática com meninos e meninas de rua: relato de uma experiência. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.1, pp. 241-258. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000100016.

Há evidências, tanto da dificuldade de meninos e meninas de rua em conseguir escolarizar-se, como de que valorizam a escola, embora não sejam bem sucedidos nela, o que faz com que se sintam incapazes como aprendizes. O computador pode ser pensado como instrumento mental, com status de bem de consumo valorizado, associado a domínio da tecnologia e sofisticação intelectual, e ser uma via para reintroduzir a aprendizagem formal, de forma não associada a fracassos anteriores. Dez meninos e meninas, atendidos por uma instituição não governamental, participaram de uma oficina nesse sentido. A proposta - de aprender a usar o computador para escrever suas estórias, com a meta de elaborar uma publicação - visou propiciar mudanças sócio-cognitivas e no vínculo com a aprendizagem formal. A experiência parece ter sido bem sucedida em alguns aspectos e é relatada neste trabalho. Experiências como esta podem ser ampliadas e usadas como facilitadoras na reintegração de meninos e meninas de rua em ambientes de aprendizagem formal.

Keywords : Meninos e meninas de rua; aprendizagem; computador.

        · abstract in English     · text in Spanish