SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Learning to read and write: children’s oral stories about literacyTheory of Mind: the effect of age, sex and the use of animate and inanimate "actors" in inferring mental states author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

JOU, Graciela Inchausti de  and  SPERB, Tania Mara. Teoria da Mente: diferentes abordagens. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.2, pp. 287-306. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200004.

A capacidade de compreender os estados mentais (i.e. sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo é uma das características sociais do ser humano. Quando essa habilidade emerge e como se desenvolve são aspectos que têm sido pesquisados por psicólogos desenvolvimentistas e cognitivistas sob o nome de Teoria da Mente das crianças. Nesse trabalho, procura-se relacionar os diferentes enfoques teóricos acerca da natureza, gênese e desenvolvimento da teoria da mente com os achados empíricos e as metodologias empregadas. Questões referentes à idade em que os pesquisadores entendem que emerge uma teoria da mente nas crianças e a necessidade de desenvolver uma visão que englobe os diferentes níveis de compreensão que elas têm da mente, à luz das teorias existentes, são discutidas.

Keywords : Teoria da mente; desenvolvimento; cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese