SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Learning to read and write: children’s oral stories about literacyTheory of Mind: the effect of age, sex and the use of animate and inanimate "actors" in inferring mental states author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

JOU, Graciela Inchausti de  and  SPERB, Tania Mara. Teoria da Mente: diferentes abordagens. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.2, pp.287-306. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200004.

A capacidade de compreender os estados mentais (i.e. sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo é uma das características sociais do ser humano. Quando essa habilidade emerge e como se desenvolve são aspectos que têm sido pesquisados por psicólogos desenvolvimentistas e cognitivistas sob o nome de Teoria da Mente das crianças. Nesse trabalho, procura-se relacionar os diferentes enfoques teóricos acerca da natureza, gênese e desenvolvimento da teoria da mente com os achados empíricos e as metodologias empregadas. Questões referentes à idade em que os pesquisadores entendem que emerge uma teoria da mente nas crianças e a necessidade de desenvolver uma visão que englobe os diferentes níveis de compreensão que elas têm da mente, à luz das teorias existentes, são discutidas.

Keywords : Teoria da mente; desenvolvimento; cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License