SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Theory of Mind: the effect of age, sex and the use of animate and inanimate "actors" in inferring mental statesAre there developmental changes in taxonomic or thematic preferences? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SOUSA, Lígia Correia de  and  SANTOS, Luísa. A relação entre estilos pedagógicos e desempenho escolar em Portugal. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.2, pp. 331-342. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200006.

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre detecção de diferentes estilos pedagógicos em professores do ensino básico, de escolas do ensino oficial portuguesas, identificando o rendimento escolar dos respectivos alunos. O objetivo foi estabelecer relação entre certos estilos de professores e resultados diferenciados dos alunos, em diferentes níveis sócio-econômicos. Para determinar estilos pedagógicos utilizou-se um questionário construído no âmbito desse estudo, que definiu dimensões pedagógicas dos professores. Os estilos pedagógicos definidos pelos autores apresentam critérios de atuação que variam, segundo dimensões como cultura, papel do professor, orientação educativa global, ou atitude perante o insucesso. Informação escrita recolhida dos alunos e professores permitiu definir o nível sócio-econômico dos alunos e seu rendimento escolar. Os resultados revelaram diferentes estilos pedagógicos do professor e comprovaram a relação entre estilos pedagógicos menos adaptados à lógica reprodutiva e resultados de maior sucesso em níveis sócio-econômicos desfavorecidos, confirmando parcialmente as diferenças esperadas

Keywords : Estilos educativos; prática pedagógica; sucesso escolar; nível sócio-econômico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese