SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The relationship between educational styles and elementary school performance in PortugalLearning strategies and school achievement: considerations for educational practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARDOSO-MARTINS, Cláudia; SOUZA, Rita de Cássia de  and  SANTOS, Ruth do Socorro Vieira dos. Preferências taxonômicas versus preferências temáticas: existe mudança ao longo do desenvolvimento?. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.2, pp. 343-359. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200007.

Crianças e adultos foram submetidos a uma tarefa de classificação conceitual em que eram solicitados a fazer uma escolha entre dois desenhos-teste tendo em vista um desenho padrão. Um dos desenhos-teste (por ex., mel) relacionava-se tematicamente ao desenho padrão (por ex., abelha), enquanto o outro (por ex., borboleta) relacionava-se taxonomicamente a ele. Os participantes eram solicitados a escolher o desenho-teste que "parecia com" o desenho padrão ou então aquele que "ficava melhor com" ele. Os resultados questionam a hipótese de uma mudança na preferência conceitual ao longo do desenvolvimento. Em todos os níveis de idade, os participantes na condição "parecido com" escolheram a alternativa taxonômica mais freqüentemente do que a alternativa temática. Por outro lado, com exceção do grupo mais jovem de crianças, que não mostrou qualquer preferência, os participantes na condição "fica melhor com" escolheram a alternativa temática mais freqüentemente do que a alternativa taxonômica.

Keywords : Organização conceitual; organização taxonômica; organização temática.

        · abstract in English     · text in Portuguese