SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Are there developmental changes in taxonomic or thematic preferences?Children with learning problems: a follow-up study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 1999, vol.12, n.2, pp. 361-376. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721999000200008.

O presente estudo tem como objetivo rever criticamente a literatura sobre a relação entre as estratégias de aprendizagem e o desempenho escolar de alunos, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Tem-se em vista contribuir para uma reflexão, tanto sobre a possibilidade de se fortalecer a capacidade de aprender de alunos brasileiros em risco de repetência e/ou evasão escolar, quanto sobre a necessidade de melhorar os cursos de formação de professores do ensino fundamental.

Keywords : Estratégias de aprendizagem; desempenho escolar; metacognição; crianças brasileiras; ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese